Bicimáquinas

Essa ideia vem da Guatemala e é muito boa. A ONG Maya Pedal, com sede em San Andrés Itzapa, é uma organização sem fins lucrativos que aceita doações de bicicletas do mundo todo, principalmente dos Estados Unidos e do Canadá. E o que ela faz com elas? Máquinas movidas a energia humana!

Segundo a ONG, o pedal das bicicletas tem um poder enorme e pode ser aproveitado para inúmeras aplicações que, de outro modo, precisariam de energia elétrica (que pode não estar disponível) ou de energia das mãos (o que necessita de muito mais esforço). As bicimáquinas, como são chamadas, são agradáveis e fáceis de usar. Elas podem ser construídas com materiais disponíveis localmente e ser facilmente adaptadas para atender às necessidades da população local. Além disso, elas livram os usuários de custos elevados com energia, podem ser usadas em qualquer lugar, são fáceis de manter, não produzem poluição e proporcionam exercícios saudáveis.

Lá são feitos bombas de água, moinhos, debulhadoras, liquidificadores para fazer sabonetes e xampus e muito mais. A oficina da Maya Pedal está sempre cheia e é composta por moradores e por voluntários de todo o mundo. Nela, a ONG não só constrói as bicimáquinas, como também oferece serviços de reparação e venda de bicicletas usadas.

O projeto, gerido pelo engenheiro e fundador da ONG, Carlos Marroquin, trabalha com diversos parceiros locais, ONGs, cooperativas agrícolas e produtores rurais orgânicos. Além disso, recebe o suporte de uma série de organizações internacionais, entre elas o gigante MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos EUA.

Iniciada em 2007, com a participação da organização canadense PEDAL, a Maya tem a missão de se tornar um centro de pesquisa e desenvolvimento do potencial de uso do pedal como forma de energia, além de servir como fonte para a promoção desses produtos de baixa tecnologia. E o mais interessante é que ela disponibiliza de graça os arquivos em PDF com as instruções de como produzir as bicimáquinas.

Anúncios

Deixe o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s