JARDIM BOTÂNICO LANÇA PROJETO PARA PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES

Evento será lançado amanhã, dia 14, a partir das 8 horas, com intuito de conscientizar as pessoas da importância dos recursos hídricos,

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os mananciais precisam ser preservados, pois deles depende o abastecimento de água para a população. Com o intuito de conscientizar as pessoas da importância dos recursos hídricos, o Jardim Botânico realizará amanhã, dia 14, um evento para lançar o projeto Preservando os Mananciais do Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira.

As atividades serão iniciadas no período da manhã a partir da 8h, com 80 alunos do ensino médio e 20 universitários que serão recebidos com palestra inicial, seguida de atividades educativas. Os universitários farão uma atividade técnica com trilha monitorada e apresentação dos projetos realizados no Jardim Botânico como o Herbário (coleção de plantas secas que foram retiradas da própria unidade de conservação), Borboletário e o viveiro de plantas nativas do cerrado.

Os demais alunos irão participar de uma gincana educativa com retirada de resíduos identificados por categoria, tanto recicláveis como: metal, plástico, papel e vidro, quanto a outros tipos de resíduos, que geralmente são encontrados no parque. A equipe vencedora irá receber um certificado de parceiro do Jardim Botânico.

Palestra
No período da tarde a partir das 14h, as atividades serão voltadas para 80 crianças de Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) e 20 idosos, que vão participar de uma palestra sobre a importância do Jardim Botânico, seguido de trilha monitorada com visitação ao museu de ornitologia, além de assistir a filmes educativos no Ecomóvel um ônibus equipado com dez jogos de mesas com cadeiras, televisão de 29 polegadas, vídeo, telão, notebook, datashow, bebedouro e frigobar.

O Ecomóvel vem percorrendo áreas verdes e escolas de Goiânia. Uma equipe multidisciplinar da Gerencia de Educação Ambiental da Amma desenvolve dentro do veículo uma série de atividades junto às crianças e adultos das comunidades locais, e dos professores das escolas municipais, mostrando ao público a importância da preservação ambiental e da mudança de hábitos para manter os recursos naturais. Entre as atividades desenvolvidas estão jogos e brincadeiras lúdicas, palestras, oficinas de papel reciclado, plantas medicinais, teatro de fantoches, veiculação de vídeos educativos, entre outros.

Já os idosos vão ter uma oficina especial que ensinará a confecção de bolsas a partir de baners usados. Finalizando com um mutirão de limpeza do parque. Para o Diretor do Jardim Botânico, Mizair Jefferson da Silva o evento tem como objetivo a preservação dos mananciais, a coleta simbólica de resíduos sólidos no entorno da área de preservação, mutirão de limpeza e uma parceria com a sociedade para manutenção e melhoria do Jardim Botânico.

O Jardim Botânico abriga a nascente do córrego Botafogo e recentemente foi enquadrado no tipo C em relação aos parques de mesma categoria nacional, pontua o diretor. “Eles são classificados em três classes: A, B ou C. Depois de um período de análise pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos são verificados se os itens foram contemplados e então ele passa a fazer parte da Rede de Jardins Botânicos do País. Atualmente 31 jardins botânicos do País compõem a rede”, explica Mizair.

Jardim Botânico de Goiânia
O Jardim Botânico é destinado ao desenvolvimento de pesquisas, preservação, manutenção, conservação e divulgação da vegetação. Ele se difere dos demais parques por apresentar uma coleção de plantas registradas e documentadas e por oferecer ao visitante informação sobre a conservação da biodiversidade, educação ambiental e as funções desempenhadas pelas florestas e rios bem como sua extrema importância para a sobrevivência.

A capital goiana conta com o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira. Essa área integra o Complexo Zoobotânico da Amma, possui 1.000.000 de metros quadrados de extensão e foi criada pelo Decreto Municipal 7091 de 12/06/92. Uma visita ao Jardim Botânico pode associar o lazer à informação e à educação, fazendo do visitante um importante aliado na missão de proteger a fauna, a flora, as nascentes e os lagos existentes nesta unidade de conservação.

Autor: Sara Gomes

Anúncios

2 Respostas para “JARDIM BOTÂNICO LANÇA PROJETO PARA PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES

  1. É um bom blog, mas, ele tem poucas palavras. Aproposito, eu também ainda não achei qual a importância da manutenção dos museus botânicos!!

Deixe o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s