Aquecimento global deve forçar migração de população inteira do País-Ilha Kiribati no Sul do Oceano Pacífico

O governo do pequeno arquipélago de Kiribati, no Pacífico Sul, anunciou na quarta-feira, 10 de novembro, que a população inteira do país-ilha, de 100 mil habitantes, terá de ser deslocada se o nível do mar continuar a subir como consequência das mudanças climáticas.

“Para algumas comunidades, já é tarde demais. Não há como protegê-los”, relatou o presidente do Kiribati, Andote Tong. A população do país vive em 33 atóis e em uma ilha vulcânica. Nos últimos anos, as autoridades buscam terras que possam acolher a população, caso o país desapareça.

Tong também demonstrou preocupação com um possível fracasso na 16ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP16), que será realizada de 29 de novembro a 10 de dezembro, em Cancún (Mexico). Especialistas em política internacional acreditam que a convenção climática dificilmente produzirá um acordo com peso de lei internacional voltado para a redução das emissões de gases-estufa dos países.

No entanto, é provável que haja uma definição no que diz respeito ao financiamento de nações ricas para as mais vulneráveis quanto a medidas de mitigação e adaptação as mudanças climáticas.

Em dezembro de 2009, você viu aqui no EcoD que Tuvalu, pequeno país–ilha localizado na Oceania, conseguiu suspender por algumas horas as negociações da COP15, em Copenhague (Dinamarca), depois de exigir dos líderes mundiais um acordo legal que seja mais restritivo do que o Protocolo de Kyoto.

A iniciativa de Tuvalu levou a uma rara divisão no grupo G77 mais a China, que costuma negociar em bloco pelos países em desenvolvimento. O país-ilha é uma das nações mais ameaçadas pelo aumento do nível dos mares, e teve o apoio de outros integrantes da Associação dos Pequenos Países-Ilha (Aosis, na sigla em inglês), que inclui as ilhas Cook, Barbados e Fiji, além de países pobres da África, como Serra Leoa, o Senegal e Cabo Verde.

por Redação EcoD + Pesquisa Google

Anúncios

Deixe o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s