Luz que vem do mar – Energia no balanço das ondas

Okeanos - Energia que vem do mar

Quem passa por Póvoa de Varzim, cidade do litoral norte de Portugal, avista no horizonte três enormes “serpentes marinhas” vermelhas a boiar no mar. Elas são, na verdade, geradores de energia formados por grandes tubos de aço articulados com 37 metros de comprimento cada um. Ao oscilar como cobras com o quebrar das ondas, os geradores acionam as turbinas e produzem energia (enviada à terra por cabos submarinos) suficiente para abastecer 1500 casas.

O Parque de Ondas da Aguçadoura ou Agucadoura Wave Park, também foi chamado de Okeanós, é primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas que se encontra em construção na Póvoa de Varzim, não deve ser confundido com projetos anteriores de aproveitamento das marés (energia maremotriz).

A tecnologia é de responsabilidade da britânica Ocean Power Delivery e o investimento é do grupo português Enersys. A Póvoa de Varzim foi escolhida devido à profundidade das águas, energia das ondas, proximidade aos portos marítimos e à facilidade de ligação à rede eléctrica.

E essa é apenas a fase experimental do projeto. Até o fi m de 2011, espera-se que 28 serpentes (ou geradores) estejam em ação para poder iluminar a vida de cerca de 250 mil habitantes da cidade, através de uma fonte limpa, renovável e ainda capaz de poupar ao meio ambiente 60 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Tudo só com o doce balanço do mar…

Oscar Neto

Fontes de Pesquisa: Wikipédia e Planeta Sustentável

Anúncios

Uma resposta para “Luz que vem do mar – Energia no balanço das ondas

  1. que bom que tem gente usando a inteligência para o bem das pessoas e do planeta. mas infelizmente os gananciosos, ainda são em maior número e o enrriquecimento a custas do outro ainda é ensinado por muitos. se essa for a solução e substituir as fontes não renováveis que destroem o nosso mundo e não vai deixar uns poucos milionários e muitos miseráveis, logo logo nem ouviremos mas falar no assunto. perdi a esperãnça. vcs se lembram: carro a água, carro elétrico carro a oléo de cereal carro a ventoetc. e tantos outros inventos que solucionariam o problema das emissões de gases na atmosfera nós só vimos no fantástico ou um ou dois foram feitos para os arcbimiliardários que mandam fazer para por nos seus jardins para os netinhos bricarem no fim de semana na casa da vovó. é como diz minha amiga taty: SÓ JESUS, SÓ O SANGUE.

Deixe o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s