Sustentabilidade

você e a sustentabilidade

Você e a Sustentabilidade

Você sabe o que é sustentabilidade? Com certeza é um tema bastante discutido atualmente, pois hoje nós sabemos planejar e antecipar situações. Mas como o termo sustentabilidade intefere em nosso dia-a-dia? Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.

Nossa capacidade de produção de alimentos, moradia e demais produtos estão chegando ao nível máximo, em ritmo maior a população continua crescendo e os recursos naturais (água potável, terras cultiváveis e minerais) vão se esgotando. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

O termo original foi “desenvolvimento sustentável,” um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo “desenvolvimento sustentável” como um termo amplo pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. “Sustentabilidade”, então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.

Na economia, sutentabilidade refere-se a um ciclo de crescimento econômico real do valor da produção (descontada a inflação), sendo portanto relativamente constante e duradouro, assentado em bases consideradas estáveis e seguras.

Desenvolvimento econômico sustentável dito de outra maneira é aquele em que a renda real cresce pelo crescimento dos fatores produtivos reais da economia e não em termos nominais que seria um crescimento insustentável porque se estaria apenas jogando dinheiro na economia gerando uma riqueza momentânea que os agentes econômicos ao notarem que não há em contrapartida produção equivalente a esse ganho de renda artificial ajustam seus preços o que causa por sua vez inflação.

A minha e a sua participação neste processo de sustentabilidade está na economia e uso racional dos recursos como água e energia, em termos de recursos naturais. Mas energia? Sim, boa parte da energia produzida em nosso país é de origem mineral, o petróleo ainda é a maior fonte, mas é finito. O uso da água também está na pauta da sustentabilidade, mesmo para nós, os residentes da floresta Amazônica, há a necessidade de utilizar de forma racional a água potável, caso contrário teremos um colapso no fornecimento de água para consumo.

Seguem algumas sugestões para você contribuir para sustentabiliadade:
  • Utilize a água de forma racional, durante o banho abra a torneira apenas no enxágue, nas demais atividades como ensaboar-se e lavar os cabelos, mantenha-na fechada. A mesma dica ser para escovar os dentes;
  • Se em seu baixo existir a coleta seletiva de lixo, reciclagem, participe. Sua participação resume-se na separação do lixo em orgânico, papel, plástico, metal e vidro. Faça a entrega do lixo separado ao serviço de coleta;
  • Compre e consuma produtos produzidos em sua região ou sua cidade. Dê preferência a incentivar a economia local;
  • Dê preferência a produtos reciclados. Utilize papel, plástico, vidro e metais oriundos da recilcagem. Estes produtos não apresentam padrão inferior de qualidade;
  • Caminhe, sempre que possível, para percorrer pequenas distâncias. Então para ir a padaria, jornaleiro, minimercado e a feira do bairro, caminhe é melhor para sua saúde;
  • Se pensar em trocar de automóvel, dê preferência a veículos “FLEX” e utilize sempre que possível o Álcool Combustível, porquê os gases emitidos na queima são menos poluentes;
  • Em sua casa troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes,  o consumo é menor e duram mais tempo;
  • Desligue a luz dos comodos que não estão sendo utilizados;
  • Instale sensores de presença, se possível, para o acionamento de luzes;
  • Ao comprar eletrodomésticos, dê preferência a produtos com selo do procel que certifiquem o baixo consumo de energia;
  • Verifique se o produto a ser comprado é certificado: o mercado de madeira ilegal, por exemplo, contribui para o desmatamento, exploração do trabalho e suas respectivas conseqüências;
  • Construa comTijolos Ecológicos,eles são construídos com o Sistema Construtivo Modular e geram uma econômia de até 30% no final da obra, além de serem feitos de forma ecologicamente correta.
  • Preserve, sempre que possível, as árvores nativas. Saiba que as árvores são responsáveis por purificar o ar reduzindo a poluição, fixação do solo evitando a erosão e desmoronamentos, e absorção da água no solo diminuindo a chances de enchentes.

Com estas pequenas ações, você estará contribuindo para manutenção do planeta e da economia local. O nosso compromisso com a sustentabilidade é a garantia de um futuro melhor para filhos e netos.

” O MEIO AMBIENTE É UMA CAUSA MUNDIAL. RECICLE TAMBÉM OS SEUS CONCEITOS.”

Ações em prol do Meio Ambiente

O maior portal de Informações Ambientais do Centro-Oeste

Anúncios

14 Respostas para “Sustentabilidade

  1. Pingback: Educação ecologicamente correta… « Simples como Viver

  2. Nossa parabéns pelo projeto adorei, essa imagem e perfeita também, posso copia-la pra mim ou tem algum problema relacionado a direitos autorais? obrigado pela atenção!

  3. Pingback: Como criar uma organização sustentável « BT Brasil

  4. É se cada um parase um pouquinho só para pensar no que estar ao nosso redor, e onde nós vivemos, eu tenho certeza que o nosso meio ambiente seria muito mais melhor.Vamos continuar fazendo a nossa parte, que de pouquinho em pouquinho o nosso mundo estará bem melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Pingback: PROPOSTA DE REDAÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE » Propostas de Redação

  6. Pingback: Sustentabilidade: posturas sociais corretas » Propostas de Redação

Deixe o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s