AMMA – Produz móveis com garrafas PET

Criatividade, consciência ecológica e habilidades manuais, são alguns dos ingredientes utilizados pelos educadores ambientais da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) para transformar garrafas plásticas de refrigerante (pet) em móveis de decoração para cômodos de casa, como: salas, quartos e cozinhas. Muitas são as peças que estão sendo produzidas com garrafas pelos os monitores ambientais do Órgão, como por exemplo, cama de solteiro, pufe, poltrona e agora recentemente foi criada uma mesa de dois lugares com garrafas de 600 ml.

sustentabilidade - criatividade - coleta seletiva

móveis ecológicos - feitos com garrafas PET

“Uma verdadeira fábrica de móveis ecológicos”, é como o diretor de Gestão Ambiental da Amma, Thiago Camargo nomeia a quantidade de utensílios domésticos que tem sido produzido pelos técnicos da gerência de educação ambiental. “O objetivo é promover uma integração com o público que participa das atividades da Agência, além de estimular a criatividade de cada um, assim conseguimos minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte de materiais que normalmente são desprezados pela população de forma equivocada”, alerta Thiago.

Agencia Municipal do Meio Ambiente - produz móveis ecológicos

moveis ecológicos - responsabilidade sócio-ambiental - AMMA

De acordo com o diretor, nas demonstrações das oficinas de reaproveitamento os participantes aprendem que muito se pode fazer com as garrafas pet, que é um produto 100 % reciclável. “Aproveitamos os eventos para explicar aos participantes a importância da política dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar – em nosso cotidiano, não somente com as garrafas pet, mas também, com muitos resíduos que ainda vão para o aterro de forma desnecessária”, acrescenta. “Além dos móveis que confeccionamos, produzimos também um vasto material decorativo, os jornais velhos viram cestos, banners viram bolsas, caixas de leite que viram portas-treco e outros”, enumera.

Para Maria Maciel, coordenadora das oficinas de pet o objeto de maior sucesso ainda é o pufe, feito com 38 garrafas de refrigerante de 2 litros. “Depois de pronto, para complementar, o pufe ganha um requintado revestimento de espuma e tecido, utilizamos fuxicos de retalhos para dar o acabamento”, Maria disse também, que o único gasto para confecção dos moveis é com a fita adesiva transparente e o elástico.

Dentre os móveis produzidos os técnicos utilizam garrafas de 2 litros e de 600 ml. “Na cama de solteiro, por exemplo, são utilizadas 365 garrafas de 2 litros e a poltrona são 163, na poltrona fazemos primeiro o pufe grande e depois complementamos com o encosto e os braços, já a mesa para dois lugares são 480 garrafas de 600 ml”, explica Maciel garantindo resultado positivo do processo que não é demorado, além de ser bem simples e divertido.

 

Coleta Seletiva

A coleta seletiva em qualquer lugar do mundo veio para minimizar o volume de chegada de resíduos nos aterros sanitários. “Felizes daqueles que ainda têm aterros”, salienta Celma Alves, gerente de Manejo de Resíduos Sólidos. Para ela, o recorde que o Brasil ostenta como o país que mais recicla garrafas pet e latas de alumínio não é somente por uma questão ambiental. “Além da consciência ambiental, a reciclagem também é um meio de renda para população carente que usa do mecanismo para sobreviver”, informa.

Conforme Celma, a coleta seletiva em Goiânia tem um cunho ambiental que por consequência gera emprego e renda às cooperativas cadastradas no programa. “Hoje a Amma tem uma série de oficinas que ensina a confeccionar utensílios domésticos e até móveis com a garrafa pet recolhida na coleta seletiva da capital”, a gerente ressalta ainda que o apoio da população é decisivo para que o programa atinja o objetivo proposto. “Nossa meta é tirar do meio ambiental toneladas de resíduos que causam enchentes no período chuvoso, além de contaminar o solo e os mananciais”, completa Celma.

Reportagem: Mauro Júnio

Agência Municipal do Meio Ambiente – Goiânia-GO

82 Respostas para “AMMA – Produz móveis com garrafas PET

  1. EU ACHO OTIMO EXISTIR PESSOASCOMO VCS EU ADORO VER Q LIXO PODE SERVI PARA OUTROS FINS EU GOSTARIA MUITO Q TIVESSE TRABALHO DE RECICLAGEM AQUI ONDE EU MORO
    EU AMARIA PARTICIPAR UM ABRAÇO A TODOS

      • BOM SOU TÉCNICA EM MEIO AMBIENTE ; ACHO MUITO PROVÁVEL QUE O BRASIL SE DESENV OLVA COM A REUTILIZAÇÃO DO LIXO TRABALHANDO COM AS RECICLAGENS É UM TÓPICO DE CRIATIVIDADE E CONCIÊNCIA ECOLÓGICA E HABILIDADES TUDO ISSO VOLTADA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE……..
        …………BJS GALERA ;;; MICKAÉLLE BARRAMARES
        ……..,DE …. ARIQUEMES RONDÔNIA….

  2. Olá tenho muitíssimo interesse neste projeto! Como faço para conseguir um contato com o coordenador? Aguardo retorno o mais rápido possível.
    Atenciosamente,
    Profª Laély

  3. Olá, meu nome é Fernanda, sou presidente do fundo social de solidariedade de Olímpia, interior de São Paulo.]
    Estou encantanda com o trabalho de vocês e gostaria de saber se eu poderia estar conhecendo o projeto e quem sabe até trazer para o nosso município ações que possam gerar empregos e contribuir para o meio ambiente.
    Estou com um projeto de construção civil com mulheres e achei a idéia de fazermos as casas com tijolos ecológicos muito interessante.
    Espero um retorno em breve.
    Obrigada
    Fernanda Zuliani.

  4. adorei esses moveis com garrafas pet gostaria muito de aprender fazer a mesa voces podem me mandar passo a passo por email por favor.

  5. gostaria de participar deste tipo de projeto como posso participar aguardo resposta obrigada. estou encantada com os trabalhos realizados.parabens.

  6. Boa Tarde, represento a sec. de meio ambiente de Torres/RS, realizaremos um desafio ecológico para as escolas, onde os alunos terão que construir utilidades para a escola com material reciclado. Tenho um interesse nesse projeto, bem como o passo a passo para montagem dos móveis. Estamos implantando a Coleta Seletiva aqui no município, esta ação faz parte do calendário de eventos das campanhas integradas para a Coleta Seletiva. Desde já agradeço a atenção.
    Carolina Goulart
    (51)36641411 ramal 247

  7. Gostaria de saber se vocês tem o passo a passo dos moveis, se vendem ou promovem cursos..Sou futura assistente social totalmente voltada para conscientização sócio ambiental. Gostaria de ter mais idéias para minhas palestras.
    ATT
    Drika

  8. Boa tarde!!

    Trabalho em uma fábrica de refrigerantes, e a comunidade aonde estamos sediadas é muito carente com muitos problemas sociais, estou colhendo idéias e informações para montar um Projeto, para reciclar o nosso residuo e ajudar esta comunidade, ficaria muitíssimo agradecida com informações forma de fazer.

    • bom dia lilian!
      qual a localidade desta comunidade?
      vcs geram muita sobra de pets?
      tenho interesse neste material.

  9. Bom dia!
    Meu nome é Gilberto
    Sou de Itaituba interior do Pará
    Gostei muito do trabalho de vocês e por isso quero trazer para o meu município ações que possam gerar empregos e contribuir para o meio ambiente.
    Poderia me enviar o passo a passo de como fazer os moveis por e-mail.
    Desde já eu agradeço

  10. Ola, visitei osite e achei muito legal, vcs poderiam me mandar o passo a passo da mesa com cadeira que vi na foto?
    Achei muito criativos e estou com um problema, na minha cidade nao tem coleta seletiva e nao sei o que fazer com minhas garrafas pet.
    Obrigada
    Ana Cristina
    Augustinopolis – TO

  11. Boa noite.
    Sou professora de Geografia, irei desenvolver um projeto de Educação Ambiental com os alunos do Ensino Médio da escola onde trabalho. Achei maravilhoso o trabalho de vocês e gostaria, se possível de receber por e-mail a forma de fazer os móveis.
    Desde já agradeço.
    Abraço.
    Nilza

  12. Se mais pessoas fizessem o que vocês fazem, esse trabalho maravilho, mostra que vocês se preocupa com todos no planeta terra, sem falar na beleza que são os moveis! Amei!

  13. gostaria de receber o passo a passo de como fazer estes moveis , o puff ja fiz e a durabilidade dele e otima, por favor gostaria de fazer junto a os moradores do condominio
    obrigada

  14. Olá!

    Iri montar uma mostra cultural no colegio onde trabalho e gostaria de saber se cs poderiam me eniar passo a passo da poltrona verde menor.

    Agradeço sua atenção.

  15. ola adorei os moveis que voces fazem tem como me enviarem o passo a passo por email por favor obrigada

  16. Prezados Senhores.

    Favor informar como posso ter informações sobre como fazer esses moveis.

    Sou ligada a associações artesanais e pretendo fazer um trabalho social .

    Agradecendo desde já.

    Sérgia Almeida.

  17. gostaria de saber se vcs poderiam ,por favor me enviar por email o passo a passo dos moveis,pois estamos começando uma oficina de recicláveis e gostaria de saber se posso usar o projeto de vcs e divulgá-lo.desde ja agradeço.
    com carinho
    flavia

  18. adorei o trabalho de vcs, gostaria que todas as pessoas fossem conscientes de como o mundo seria melhor, sem poluição, sem lixo, hoje muita gente não consegue enxergar mas daqui a algum tempo irão se arrepender e reconhecer o quanto foram egoistas em relação ao meio ambiente. parabens, adoreeeiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  19. Olá! adorei a reportagem sobre móveis ecológicos de garrafas PET.

    Gostaria que me mandassem o passo a passo para a montagem de alguns itens (cama, mesa, sofá).
    Parabéns pelo trabalho da AMMA.

  20. GOSTARIA DE RECEBER OU ATE MESMO COMPRA-LO SE FOR O CASO IDEIAS DE COMO FAZER MOVEIS DE GARRAFA PET TRABALHO NUM LÁ DE IDOSOS E GOSTARIA DE JUNTO COM ELES FAZER ALGUNS MOVEIS PARA SEREM USADOS POR ELES MESMO. ESTA É UMA CASA QUE FOI ABERTA PARA QUE OS IDOSOS PASSEM O DIA APENDENDO ALGUMA COISA OU ATE MESMO COMO UMA TERAPIA SOU UMA VOLUNTARIA QUE AJUDO COMO POSSO ACHEI INTERESSANTE ESSA TECNICA DE MOVEIS DESDE QUE AQUI TEMOS MUITAS GARRAFAS PET. PEÇO A SUA COLABOLAÇÃO. DESDE JA AGRADEÇO
    ABRAÇOS. MARIA DO CARMO

  21. Gostaria de saber mais acerca dos seus Trabalhos…Oriento uma turma do 6º ano e vamos fazer uma feira de ciencia com tema de reciclagem de garrafas pet…Vpcês podem me ajudar…Gostaria de montar uma sala só de móveis reciclados de garrafa pet..

  22. Gostaria que me mandassem o passo a passo para a montagem de alguns itens (cama, mesa, sofá).
    Parabéns amei muito oseus trabalho
    e gosto muito de reciclar por favor me der uma forca obrigado

  23. Boa tarde, tudo bem, eu já faço trabalhos com pet há pelo menos 2 anos e meio, e o interessante Fernanda M Zuliani de São Paulo, é que aprendi nos sites de São Paulo capital, ninguém aqui em Goiânia fazia ainda, daí foi um sucesso, eu fui chamada de moça da peças de pet…..kkkk, é muito simples fazer quando se pratica, muito sucesso pra vc!!

  24. ola
    que trabalho super interessante!!!!
    seria possivel vc s me enviarem o passo a passo da mesinha redonda é uma graça
    obrigada

  25. gostaria de receber o passo a passo das poltroninhas para fazer para o meu sítio. É que sobra muita garrafa após as festas. obrigado

  26. Gostaria de receber o passo a passo das cadeiras, mes e cama que vi na fot. Obrigada

  27. Olá Sou Diretora de uma Agência de eventos e estamos produzindo uma feira para uma ONG de mini empresa para jovens empreendedores que acontecerá no in´cio de junho.
    Tínhamos pensado em mobiliar os lounges e stand com móveis recicláveis como esses de garrafa pet. Como faço para que tenhamos acesso?
    Pensamos em ministrar algumas oficinas para os jovens e visitantes da feira.

    É possível fazermos uma parceria?
    Caso não, você têm alguma empresa do RJ para me indicar que tenham um trabalho parecdio com o de vocês?

    Fico no aguardo do retorno por email.
    Obrigada.
    Abs
    Day Couto

  28. oi amei seus móveis de pet pesso se possivel me mandar o passo-a-passo de como montar os móveis pois na região que eu moro não existe e gostaria de fazer alguma coisa para meus netos obrigada pela atenção vou esperar

  29. gostei muito gostaria de receber passo a passo instruções como fazer os móveis pois são bonitos . quero construir os móveis do meu quarto todo de pet bjs.

  30. Trabalho com um grupo de mulheres e achei genial a ídeia,gostaria de saber como adiquirir apostila passo a passo,O poder superior que continue iluminando a sua mente.

  31. OI BOM DIA GOSTARIA MUITO DE APRENDE COMO SE FAZ ESSES MOVEIS COMO POSSO APRENDER EU MORO NO RIO DE JANEIRO EM UM CONDOMINIO E POSSO PASSAR PARA AS PESSOAS AQUI A IMPORANCIA DE SE RECICLAR E MOSTRA COMO FICA BONITO
    VOU AGUARDO ANCIOSA O CONTATO DE VCS O MAIS RAPIDO POSSIVEL BJS MARA

  32. Sou brasileira, trabalho com mulheres e cças na África, gostaria que vcs me enviassem passo a passo dos moveis com garrafas pet, para ensinar os africanos… é uma forma de ensinar a eles reciclar… adorei o trabalho de vcs.
    Fico no aguardo de uma resposta por e-mail
    Obrigada.

  33. Adorei a iniciativa e a criatividade,sou do interior do maranhão e como aí aki temos nossos dissabores em ver as pet poluindo o único rio q temos ,matas , enfim gostaria que me enviassem por favor o passo a passo da mesa e o q for possível,para q possamos desenvolver esse trabalho q certamente geraria uma renda ou até mesmo seria útil as famílias q as vezes nem mesa possuem !! e é claro contribuindo dessa forma com a mãe terra !!! Aguardo resposta por email . obrigada

  34. Boa tarde! Gostei muito de sua iniciativa e criatividade. Sou professora de química e biologia no interior do Estado de Mato Grosso e gostaria de trabalhar com os meus alunos sobre a reutilização dessas garrafas. Se você puder, gostaria que me enviasse os passos-a-passos destes móveis para que eu possa trabalhar com esses alunos. Aqui temos várias famílias carentes que poderiam ser benficiadas pela iniciativa dos alunos. Agradeço desde já aua atenção.

    Obrigada!

    Profª Maria Naves

  35. Olá, achei lindo o trabalho de voces e gostaria de ter acesso ao projeto para que eu possa desenvolve-lo em minha cidade, e aqui tem muuitas familias carentes, quem sabe posso ajudá-los com esse projeto? aguardo retorno.

  36. Eu acho muito bonita a preocupação de vocês com o meio ambiente, como também acho esses móveis. Mais gostaria de saber o seguinte, não tem um jeito de cobrir essas fitas que prendem as garrafas para ficar mais bonito. Achei lindo os modelos dos móveis, podem mandar o passo a passo, por favor? Obrigada desde já. Beijos!!

  37. Trabalho com dependentes quimico de alcool e outras drogas e gostaria de ter acesso a mais informaçôes de moveis com garrafa pet.Seria maravilhoso trabalhar como oficina de geração de renda com os usuarios de drogas. Por favor se possivel gostaria de ter vidio ou matarial com passo a passo de como construir esse moveis

    Atenciosamente agradeço: Margarida Campina Grande PB

  38. Olá me interessei bastante pelo projeto,será que há possibilidade de me enviar um passo a passo das cadeiras? Onde moro, é incrivel como você encontra essas garrafas pet no meio da rua, como se fosse seilá, pedrinhas rs. Seria muito bom eu também poder ajudar o meio ambiente 🙂

  39. Estou encantada com tantos trabalhos lindos! Parabéns pela originalidade e criatividade! Maria Márcia

  40. Achei incrível o trabalho de vocês e gostaria muito de saber como esses móveis são feitos, pois já fiz alguns puffs e pretendo fazer uma mesa também.
    Se puderem me enviar um material com passo a passo de como fazer a mesa vai me ajudar muito. Agradeço desde já.

  41. gostei muito do dos seus trabalhos gostaria muito que mandasse dicas pra mim por ex quantas garrafas pra fazer a cama e quantas pra cadeira? bjossssssss

  42. Galera estou maravilhada com o trabalho de vocês, se possível, me mandem o passo a passo dos móveis, porque aqui em Teresópolis, devido a tragédia muitos ficaram sem nada e seria de grande ajuda para dar conforto e um pouco de dignidade a quem perdeu tudo.
    bjus

  43. amei os trabalhos e eles me deram uma ideia de como fazer um trabalho de sustentabilidade,achei esse trabalho com garrafas pet o maximo,ele nos ajuda a cuidar do nosso meio ambiente.

  44. estou maravilhada com tantas coisas que se pode fazer com garrafas pet, gostaria que voces fizessem revistas ensinando a fazer esses moveis lindos,
    abracos a todos e que Deus continue a iluminar voces com muitas novas ideias…amei.

  45. Boa Tarde, juntei tantas garrafas que fiquei com dó de joga-las fora, foi ai que tive essa ideia de procurar o que fazer com elas, Sbem onde posso encontrar um lugar que possam me ensinar a fazer alguma coisa, não aguento mas ficar parada sem fazer nada.

    lena mary, Brasilia.DF

  46. oii pessoal eu gostei muito da mesa mais eu naum sei como posso fazela alquem pode mandar o passo a passo da mesa para o meu email eu agradeceria muito!!!

  47. Preciso fazer um trabalho com garrafas pets pro colégio, nós vamos fazer um sofá e uma mesa o/ achei legal a mesa de vocês (:

  48. oi, chamo Samanta e sou estudante de gestão ambiental do Instituto Federal do Sul de Minas Campos Inconfidentes, bom estou pensando em lançar um projeto de moveis feitos de pet na minha cidade e gostaria de pedir um apoio para divulgação e saber se tenho chance de lançar esses produtos no mercado.
    Obrigada pela atenção

  49. OI ME CHAMO JULIANA E TENHO UM FILHO LOUCO POR CAPITAO PLANETA E GOSTARIA MUITO DE ENSINA-LO A RECICLAR PETS DA PARA VC ME MANDER O PASSO A PASSO DAS POLTRONAS? OBRIGADA

  50. Gostaria de saber sobre o projeto de construção de móveis com as garrafas para ver se é possível implantar em minha escola.Por favor, há como enviar por e-mail o passo a passo da montagem de móveis, pois nossa comunidade é carente. Obrigada Marilda

  51. tambem trabalho nesta area , gostaria muito de ter outras novidades diferentes .

    posso contar com sua ajuda?

    agradeço muito.

    que DEUS TE ABENÇOE.

  52. Olá, amei o seu progeto e gostaria muito de obter o passo a passo para também implementé-lo por aqui.
    aguardo, carminha

  53. GOSTARIA DE SABER O PASSO A PASSO DO SOFÁ GRANDE E DO PEQUENO E DA MESA REDONDA,DA CAMA TBM, POR FAVOR,EU AMEI SABER DESSA LINDA NOTICIA ,SABER Q AS GARRAFAS PETE TEM UM FINAL TÃO LINDO E CRIATIVO DEUS ABENÇOE VCS…

  54. Oi, tudo bom??
    Eu estou querendo montar uma pousada,e os móveis de dentro da pousada serem de garrafas pet, eu já tenho as garrafas, mas preciso da mão de obra, vc sabe de alguém que ensine para ongs ?
    Vcs poderiam me ajudar??????

  55. Gostei muito deste trabalho gostaria de fazer com meus filhos, ja estamos guardando as garrafas, quero saber o passo a passo para fazer os moveis.
    obrigado.

  56. BOM DIA! PARABÉNS PELO TRABALHO ,ACHO MUITO IMPORTANTE ESTE TIPO DE TRABALHO E PRINCIPALMENTE ESTÁ REPASSANDO O CONHECIMENTO DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COM GARRAFA PET E PAPEL .
    FIQUEI ENCANTADA COM OS MÓVEIS GOSTARIA DE SABER SE PODERIA ME MANDAR O PASSO A PASSO DA MESA REDODNDA POR E-MAIL susanarego@uol.com.br
    obrigada.

  57. adorei a mesa feita com pet amo reciclar e gostaria muito de aprender a fazer a mesa.Será que voces poderia me mandar o passo- a passo da mesa.aguardo resposta anciosamente beijos e parabéns por esse trabalhos São todos maravilhosos.

Deixe o seu comentário

