Estudantes divulgam atitudes amigas do planeta na Feira Ecológica Lagoa do Violão

Diga sim ao seu relacionamento com o planeta foi a chamada escolhida para o panfleto criado por um grupo de alunos e alunas da Escola Estadual Dom Pedro de Alcântara.

Desde o ano passado participando do projeto Soluções, eles tiveram a iniciativa de divulgar ações que todos podemos adotar para dar nossa parcela de contribuição à continuidade da vida na Terra. Com os panfletos em mãos, foram a campo no primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, 30 de maio, começando pela Feira Ecológica Lagoa do Violão. Lá foram recepcionados numa banca montada especialmente para o dia, com materiais informativos, bolo, cuscuz de milho e chá ecológicos.

Os alunos Ronaldo Raupp Lumetrz, Paola da Silva Paulo, Pamela da Silva Paulo e Georgia dos Santos estavam acompanhados pela professora de ciências Eida Regina e por Angélica Raupp Lumetrz, do Centro Ecológico.

Nas bancas os agricultores tinham cartazes informando sobre a relação entre o consumo de alimentos orgânicos e a preservação dos recursos hídricos, solos e florestas. Esse mote foi determinado por um levantamento realizado na comemoração do Dia do Meio Ambiente de 2008, quando os clientes escreviam em um cupom suas atitudes em favor do meio ambiente e concorriam a uma cesta de produtos. Na ocasião, somente três consumidores entre mais de sessenta respondentes, identificaram o consumo de alimentos ecológicos como uma forma de cuidar do meio ambiente.

O projeto Soluções Ambientais para Problemas Sociais em Comunidades Rurais do Rio Grande do Sul, apoiado pela Framtidsjorden – Rede Terra Futuro está sendo implementado desde o ano passado em três escolas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul: Manoel João Machado, no bairro São Brás, de Torres; Dom Pedro de Alcântara, no município de mesmo nome e Escola Baréa, na comunidade do Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras.

Confira algumas dicas do panfleto distribuído:

Diga sim ao seu relacionamento com o Planeta

O que eu posso fazer?
Em casa:
Horta Ecológica
Separar o lixo
Economizar energia
Alimentação saudável

Na escola:
Reciclar os papéis
Formar grupos de defesa do meio ambiente
Usar alimentos produzidos na região

Na cidade:
Preservar as áreas verdes
Fazer coleta seletiva
Saneamento básico
Desenvolvimento sustentável
Divulgar e implantar o uso de produtos ecológicos

Anúncios

Deixe o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s